segunda-feira, 14 de março de 2016

REGULAMENTO VOLTA DO CEARÁ 2016 (ATUALIZADO EM 14.03.2016)

ÍNDICE
1. Calendário
2. Ranking
3. Categorias
4. CRI
5. Circuito
6. Estrada
7. Inscrições
8. Informações sobre inscrição
9. Confirmação das inscrições
10. Seguro atletas
11. Programação
12. Alinhamento na largada
13. Numeração dos atletas
14. Apoio e abastecimento dos atletas
15. Condução da bike no percurso
16. Sinalização importante
17. Área de equipe
18. Penalizações
19. Disciplina
20. Resultados e recursos
21. Pontuação
22. Premiação
23. Entrevistas campeões após prova
24. Linha de chegada
25. Torcida na pista
26. Regulamento
27. Publicidade e direito de uso de imagem
28. Responsabilidades e obrigações

REGULAMENTO E PROGRAMAÇÃO

Volta do Ceará 2016

O Regulamento e Programação poderão sofrer alterações até a data de sua publicação impressa antes da prova. Em caso de dúvida, prevalece a edição impressa e disponível na secretaria antes das etapas do evento e as decisões do Congresso Técnico realizado no dia anterior da prova.

1. CALENDÁRIO OFICIAL

1 - Etapa - CRI: 02 de Abril – Eusébio – CE
2 - Etapa - CIRCUITO: 02 de Abril – Eusébio – CE
3 - Etapa - ESTRADA: 03 de Abril – CE-040 – CE

2. RANKING BRASILEIRO

A Volta do Ceará 2016 faz parte do Calendário do Ranking Brasileiro na Classe 2B do Ciclismo de Estrada Nacional. Em todas as categorias, só poderão correr atletas filiados a Confederação Brasileira de Ciclismo.
ATENÇÃO: Em evento Stage Race, o atleta deve percorrer o percurso total de todas as etapas. Caso não termine uma etapa, não poderá largar na outra.
Mais detalhes sobre a pontuação do Ranking Nacional veja no site da CBC www.cbc.esp.br.

3. CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS.

Só é permitido ao atleta correr uma categoria por etapa.
ELITE MASCULINA
ELITE FEMININA
JUNIOR: 17 A 18 ANOS (NASC. EM 1999 A 1998)
JUVENIL: 15 A 16 ANOS (NASC. EM 2001 A 2000)
MASTER A1 (30 A 34 ANOS - NASC. EM 1986 A 1982)
MASTER A2 (35 A 39 ANOS - NASC. EM 1981 A 1977)
MASTER B1 (40 A 44 ANOS - NASC. EM 1976 A 1972)
MASTER B2 (45 A 49 ANOS - NASC. EM 1971 A 1967)
MASTER C1 (50 A 54 ANOS - NASC. EM 1966 A 1962)
MASTER C2 (55 A 59 ANOS - NASC. EM 1961 A 1957)
MASTER D - VETERENOS (60 ANOS ACIMA - NASC. 1956 E ANOS ANTERIORES
ESTREANTES MASCULINA
ESTREANTES FEMININA

4. CRI – Etapa 1

A prova de Contra o Relógio Individual terá 6km para todos os participantes. Todos os atletas terão que dar 2 duas voltas no circuito para finalizarem sua prova de CRI, no sentido horário, totalizando 6km. A ordem de largada dentro da categoria será a mesma da ordem de inscrição.
10 minutos antes do início do CRI, uma moto irá retirar todos os atletas do circuito, sendo terminantemente proibido aquecer no mesmo com a prova acontecendo. Os aquecimentos devem ser feitos do em rolo ou entre o estacionamento e o portão de entrada do Autódromo.
O tempo do ciclista que se apresentar atrasado para largada, será contado a partir do horário relacionado na ordem de largada oficial, e sua largada só será autorizada com o ciclista parado em cima da linha de largada.
Os tempos de chegada serão tomados em segundos.
No entanto, em caso de empate, o computador considera automaticamente as frações milésimas de segundo, para desempate, e classifica o atleta entre todos de sua categoria.
Ciclistas na corrida: O ciclista alcançado, não tem autorização de liderar, nem de aproveitar o vácuo do ciclista que o alcançou, devendo ficar fora da roda do outro.
O ciclista que alcança o outro deve respeitar uma distância lateral de pelo menos dois (2) metros enquanto a ultrapassagem não tiver sido definida.
A ajuda entre os ciclistas é proibida.
O atleta que descumprir essas regras será penalizado em 5 minutos na prova de CRI.

5. CIRCUITO – Etapa 2

As provas de Circuito serão realizadas com o percurso totalmente fechado, não sendo permitida a entrada de qualquer veículo, a não ser os de controle e fiscalização.

O circuito terá 3km, no sentido anti-horário.

50MIN. + 1 VOLTA PARA AS CATEGORIAS:
ESTREANTES
VETERANO
MASTER C1
MASTER C2
JUVENIL

1H + 1 VOLTA PARA AS CATEGORIAS
MASTER B1
MASTER B2
ELITE FEMININA

1H30MIN + 1 VOLTA PARA AS CATEGORIAS
MASTER A2
MASTER A1
ELITE MASCULINA

O ciclista que for alcançado por um grupo igual ou maior de ciclistas será desclassificado e terá que deixar a pista imediatamente ao aviso do comissário.
O atleta que levar volta antes da metade do tempo de sua categoria, deverá sair do circuito e será desclassificado. O Comissário de prova avisará o atleta, para sair do circuito.
O atleta que levar volta depois da metade do tempo de sua categoria, deverá sair do circuito, mas manterá sua posição no momento de sua saída da prova.
O desrespeito às ordens dos comissários na prova de circuito levará a desclassificação do atleta.
Não haverá volta neutra
Não será permitido aquecimento no circuito com as provas acontecendo, caso o atleta descumpra essa regra será penalizado em 10min na prova de circuito.



6. ESTRADA - Etapa 3

Na prova de estrada um arquivo para GPS será disponibilizado para os inscritos na prova através de email.
A assinatura de Súmula encerra-se 10 minutos antes da Largada Oficial
Os ciclistas e seus diretores esportivos ou chefes de equipe, deverão estar juntos no local de concentração ao lado da largada neutralizada, 30 minutos antes do horário previsto.
Iniciaremos em pelotão neutralizados com os comissários a frente do Autódromo Internacional Virgílio Távora, pelotão controlado até o Posto Policial Rodoviário Estadual
Serão 108 km de percurso para as categorias Elite Masculina, Master A1, Master A2 e Junior. Seguem até a cidade de BEBERIBE/CE, retornar no sentido contrário até a chegada no viaduto de acesso a Praia do Iguape/CE
Serão 60km para as categorias Veterano, Master C1, Master C2, Master B1, Master B2, Elite Feminino, Juvenil e Estreantes. Seguem a cidade de Cascavel retornar e terá a chegada no viaduto de acesso a Praia do Iguape/CE
Todos na Rodovia CE-040
Os Comissários estão autorizados a retirar da prova os ciclistas com atraso, a critério do Colégio de Comissários.

7. INSCRIÇÕES


Confira se os dados estão corretos, principalmente data de nascimento. Efetue o pagamento por boleto ou cartão de crédito até as datas limites de valores e de vencimento.
Todas as categorias o valor da inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais) até dia 23 de março de 2016. Após essa data, se ainda houver vagas o valor será de R$ 100,00 (cem reais), até o congresso técnico.
Esses valores o atleta corre as 3 etapas.

8. INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE INSCRIÇÕES

Se o atleta inscrito em uma categoria oficial, não apresentar a carteirinha da CBC ou carta comprovando a filiação em 2016 no momento da confirmação da inscrição, será cobrado um valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais para filiação), e os atletas de outros estados não renovados, pagaram uma taxa de R$ 20,00 (vinte reis), para correr os 3 dias (sem garantia de pontuação no ranking nacional.
Evite problemas entrando em contato com a CBC e/ou a Federação Estadual com antecedência.
O atleta menor de idade deve colocar os dados do responsável legal (CPF e carteira de identidade) e o mesmo deve assinar a ficha de inscrição no congresso técnico.
Não faremos inscrições DEPOIS DOS PRAZOS DE INSCRIÇÃO.
A inscrição é pessoal e não poderá ser transferida a terceiros e/ou devolvida em nenhuma hipótese.

9. CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Antes do Congresso Técnico, na Secretaria de Prova, os atletas terão que confirmar suas inscrições, devem também levar um documento original ou cópia autenticada e o comprovante de pagamento. O atleta que não apresentar o documento não corre. Menores de 18 anos devem levar, também, o documento original ou cópia autenticada do responsável legal; O atleta da categoria que é exigido à filiação deve, obrigatoriamente, apresentar a carteirinha da CBC ou algum documento que comprove sua filiação.

10. SEGURO ATLETAS

A Organização da Prova possui um seguro individual para cada um dos participantes da TOKIO MARINE SEGUROS

11. PROGRAMAÇÃO

Dia 01 de Abril de 2016 – sexta feira

8hs Abertura da Secretaria de prova no Auditório da Secretaria de Esportes do Estado do Ceará, para confirmação e recebimento dos números.
19hs Encerramento da Secretaria de prova.
19h20 Abertura do Congresso Técnico

Dia 02 de Abril de 2016 – sábado –

1ª ETAPA – CRI
6h30 Concentração
07h20 Início do CRI na seguinte ordem de categorias:
Elite Masculina, Elite feminina, Estreante, Veterano, Master C2, Master C1, Juvenil, Junior, Master B2, Master B1, Master A2, Master A1.

2ª ETAPA – CIRCUITO
10hs largada das categorias
Estreantes, veterano, Master C1, Master C2 e Juvenil.
11h00 Largada das categorias
Master B1, Master B2 e Elite Feminina
14h30 largada das categorias Elite Masculina, Master A1 e máster A2

Dia 03 de Abril de 2016 - Domingo:

3ª ETAPA - ESTRADA
06h30 Concentração
7h30 Largada Neutralizada e controlada
8h10 Largada oficial
12h00: PREMIAÇÃO NO AUTÓDROMO
Atenção: Dependendo do número de inscritos nas categorias, a organização do evento poderá inserir uma ou mais largadas dividindo ainda mais as categorias, e adiando as largadas. No Congresso Técnico a organização decidirá se irá manter ou aumentar o número de largadas.

12. ALINHAMENTO NA LARGADA:

Na segunda etapa, alinharemos na frente os 10 primeiros colocados do Ranking Nacional das categorias do ano vigente.
Caso a largada seja queimada a Direção de Prova poderá optar por abortá-la e repeti-la. Caso a largada seja considerada válida, mesmo com a infração, o atleta que queimar a largada será punido com 3 minutos na área de largada ou ter o tempo da punição somado ao seu tempo final de prova. A punição será definida pela Direção de Prova.

13. NUMERAÇÃO DOS ATLETAS E BICICLETAS

O atleta receberá na primeira etapa um par de números dorsais e adesivos de capacetes que serão utilizados em todas as 3 etapas obrigatoriamente
Extravio ou perda acarretará o pagamento de R$ 10,00 para aquisição de cada numeral (R$ 20,00 o par)
Os números danificados serão trocados pela organização, sem ônus para o atleta, desde que o material danificado seja entregue à organização na secretaria;
Apenas a organização poderá colocar ou retirar propaganda das placas, sob pena de multa e desclassificação do atleta;
A mudança na programação visual da numeração (a placa não pode ser cortada ou ter adesivos colados, por exemplo) obrigará o atleta a adquirir numeral novo, estando sujeito à punição ou desclassificação.
Reparo ou troca de qualquer parte da bicicleta, ou da bicicleta inteira será permitido.

14. APOIO E ABASTECIMENTO AOS ATLETAS

A equipe de apoio deverá credenciar os seus integrantes com a organização. Apenas as pessoas credenciadas poderão permanecer nas áreas do circuito para dar apoio;
O reparo mecânico pode ser feito pelo atleta, pela equipe e/ou terceiros credenciados;
O atleta pode carregar peças e ferramentas desde que não cause perigo para ele e outros competidores;
Os atletas podem trocar pequenos favores entre si, como alimentos e ferramentas. É proibido a um atleta ceder roda ou bicicleta a atletas de outra equipe.



Na prova de CRI e de CIRCUITO
O abastecimento estará aberto em todo o circuito, exceto 500 metros antes e 500 metros depois da linha de Largada / Chegada.
Auxílio Mecânico: fica autorizado unicamente pelo lado direito da pista no acostamento, atrás do ciclista.
O atleta não pode acessar seu apoio inda na contramão ou cortando caminho do Circuito
O atleta que precisar parar sua bike no apoio deverá fazê-lo sem atrapalhar outros atletas
A troca de bicicletas, rodas e pequenos reparos deverão ser efetuados obrigatoriamente atrás do pelotão.

Na prova de ESTRADA
Na etapa de Estrada a Organização disponibilizará dois carros neutros, para abastecimento e apoio mecânico, onde as equipes poderão colocar seus equipamentos reservas.
A equipe participante terá direito a utilização de um carro de apoio na caravana de veículos durante a etapa de estrada, seu posicionamento será pela classificação após Etapa geral individual. Os números de caravana de uso obrigatório serão fornecidos pela Organização, ciclistas avulsos não terão direito a veículo de apoio. Haverá caravana somente na Etapa de Estrada
Não será permitido apoio e abastecimento feito por motocicletas.
O apoio se resume em entregar ao atleta o material permitido dando, no máximo, 3 passos. Caso isso ocorra o atleta poderá ser punido com advertência, ser penalizado com 3 minutos no seu tempo de prova ou ser desclassificado
Comunicação na pista não é permitida (rádio, celular, etc.) entre os atletas e equipe. O atleta que estiver se comunicando será automaticamente desclassificado

15. CONDUCÃO DA BIKE NO PERCURSO

Na etapa de Estrada, existem muitos trechos do percurso onde trafegam automóveis e motos. Os atletas devem ter atenção com o trânsito e trafegar somente pela direita.

16. SINALIZAÇÃO IMPORTANTE

Na prova de estrada o retorno de cada categoria, haverá uma placa informando, RETORNO 60KM e RETORNO 100KM ao lado direito da pista.

17. ÁREA DE EQUIPE

A organização reservará um espaço para as equipes montarem suas tendas próximo ao evento.



18. PENALIZAÇÕES

É obrigatório o uso de capacete durante as competições.
O uniforme oficial de ciclismo compreende: camisa de manga curta ou longa (não é permitido uso de camisas de seleções nacionais, de qualquer país, equipes mundiais que tenham cores do campeão nacional de qualquer país, as camisas de campeão mundial, etc.), bermuda ou bretelle, sapatilha / tênis.
O uso de manguitos, perneiras ou calça comprida só será permitido mediante a apresentação de atestado médico que justifique tal uso, como por exemplo, em casos de câncer de pele ou até mesmo, alta probabilidade para tal doença.
O atleta que não estiver usando os equipamentos de segurança será desclassificado, não é permitido usar fones de ouvido na pista.
Serão desclassificados os atletas que fornecerem falsas informações, praticarem manobras desleais com outros atletas, tiverem conduta anti-desportiva mesmo não sendo no momento da prova, atalharem por caminhos não permitidos ou pegar carona ou o atleta não possuir pelo menos um dos números de identificação durante a prova, estar acompanhado por terceiros no percurso, largar fora da área de sua categoria, desrespeitar membros da organização, tumultuar o trabalho da Organização (desde a inscrição até a premiação), não apresentar todos os comprovantes e outros previstos no regulamento da UCI, CBC ou FCC;
Se o atleta ou sua equipe de apoio sujar os locais de parada e percurso, poderá ser penalizado mesmo durante os 3 dias, com tempo de até 5 minutos.
As infrações cometidas durante as provas serão penalizadas de acordo com a tabela de
penalidades contidas no Regulamento Geral da U.C.I. – União Ciclista Internacional.

19. DISCIPLINA

A Confederação Brasileira de Ciclismo, a Direção Geral e o Colégio de Comissários serão rigorosos na observância da obediência ao presente regulamento por todos os participantes. De forma alguma permitirão qualquer deslize disciplinar ou esportivo.
Todos os integrantes da prova, indistintamente, estarão sujeitos às penalidades por desrespeito ao regulamento, aos dirigentes responsáveis pela prova e as autoridades policiais.
Quando o faltoso for atleta ou representante do Estado, a penalidade que o atingir poderá estender-se a toda equipe, podendo a mesma ser desclassificada e desligada da prova, tal seja a gravidade da falta, a critério da Direção Geral.

20. RESULTADO DA PROVA E RECURSO

Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para avaliação dos atletas interessados. Recursos serão aceitos durante a prova ou até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela Organização e divulgado como oficial;
Somente serão aceitos recursos por escrito (pegar formulário na secretaria) e acompanhados de um depósito de R$ 100,00. Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido.
Se depois da premiação houver alguma correção de resultados a organização não será responsável por fazer a entrega ou troca de prêmios entre os atletas.

21. PONTUAÇÃO DE CADA ETAPA DA VOLTA DO CEARÁ DE CICLISMO

POSIÇÃO
PONTOS
1
25
2
22
3
19
4
17
5
15
6
13
7
11
8
9
9
8
10
7
11
6
12
5
13
4
14
3
15
2
16
1

Conforme quadro acima.

Os critérios de desempate serão:
Números de vitórias
Números de Participação
Melhor resultado na última etapa

Será declarada: Equipe Campeã” aquela que obter o maior mero de pontos entre todas as categorias participantes pela ordem de chegada da classificação final, vale ressaltar que será tomado os pontos dos melhores colocados de cada equipe independente da categoria.

As equipes poderão ser compostas de no nimo de 4 atletas e no máximo 6 atletas independente da categoria, deverão utilizar o mesmo uniforme,





PONTUAÇÃO PARA PREMIAÇÃO POR EQUIPE

lugar: 15
lugar: 12    
lugar: 10
lugar: 8  
lugar: 7
lugar: 6       
lugar: 5
lugar: 4
lugar: 3
10º lugar: 2

22. PREMIAÇÃO

Para subir ao pódio o atleta deverá estar de uniformizado. O atleta que estiver descalço, de chinelo, sem camisa, não será premiado e perderá o prêmio mas não os pontos;
O atleta campeão pode levar ao pódio sua bike para exposição;
O atleta que não estiver no pódio no momento da premiação perderá o prêmio, porém não perderá os pontos adquiridos;
Troféus para os 5 primeiros de cada categoria

PREMIAÇÃO GERAL INDIVIDUAL AO FINAL DA VOLTA TOTAL DE R$ 10.000,00
R$ 800,00 POR CATEGORIA, DIVIDIDOS PARA OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS.
colocado R$ 500,00
2º colocado R$ 200,00
3º colocado R$ 100,00

ELITE MASCULINO
1º colocado R$ 1.000,00
2º colocado R$ 600,00
3º colocado R$ 400,00

OBS: CATEGORIA ESTREANTE e VETERANO NÃO TÊM PREMIAÇÃO EM DINHEIRO

23. PARA OS GANHADORES DAS ETAPAS NA ELITE MASCULINA E FEMININA

Os atletas que forem os campeões da etapa e o líder do campeonato deverão dar suas entrevistas, obrigatoriamente, na frente do painel do evento instalado próximo da linha de chegada. O não cumprimento deste item poderá acarretar em advertência ou multa, de acordo com o comissário da CBC presente no evento.
24. LINHA DE CHEGADA

A linha de chegada em todas as etapas será debaixo do pórtico. Nossa apuração será COM COMISSÁRIOS EM MOTOS CARROS E FILMAGENS NA CHEGADA, antes do pórtico e, neste caso, a bandeirado final será no sprint final depois da cronometragem embaixo do pórtico de largada e chegada. Qualquer dúvida pergunte a direção de prova.

25. TORCIDA NA PISTA

Dando a oportunidade de o público ver a maior parte da pista, dentro das áreas onde existem, desde que permitido pelos órgãos de meio ambiente. O objetivo com isso é popularizar e valorizar a modalidade para que o público possa ver mais detalhes do ciclismo de estrada e as dificuldades que os atletas têm que enfrentar.
Aos atletas, pedimos que peçam aos membros de sua equipe e amigos (que conhecem a modalidade) que orientem as pessoas na pista durante a competição.
Existem fiscais de pista para orientar e garantir o bom andamento da prova, mas é preciso uma vigilância constante de todos, orientando as pessoas de como se comportarem.
Para garantir à segurança das pessoas e dos atletas a regra é básica: não andar dentro da pista e quando alguém for cruzar a pista procurar fazê-lo onde tiver um fiscal de pista para ajuda-lo.
MUITO IMPORTANTE: não encoste, corra o lado ou ajude o atleta durante a competição. Caso isso aconteça o atleta será automaticamente desclassificado (veja mais detalhes no item Apoio).
Ao ouvir um apito fique atento, pois ele pode indicar que atletas estão vindo em condições de corrida ou treino e a pista tem que estar livre.
Em caso de alguma queda de atleta ou acidente não invada a pista na tentativa de ajudar. Sempre terá por perto um fiscal ou socorrista que são as pessoas qualificadas e treinadas para ajudá-lo.
Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para orientá-los em toda pista.

26. REGULAMENTO

Serão seguidos regulamentos e normas disciplinares da UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e da FCC (Federação Cearense de Ciclismo). Os mesmos estão disponíveis nas entidades.

27. PUBLICIDADE E DIREITO DE USO DE IMAGEM

A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada. Os atletas que tiverem alguma restrição ao uso de sua imagem deverão fazê-la por escrito antes da prova. Caso contrário, todas as imagens serão tidas como liberadas para qualquer tipo de uso, em qualquer data, sem qualquer compensação financeira, por tempo indeterminado.

28. RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES

1) A organização, os hotéis, Prefeituras Municipais, UCI, CBC, FCC, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos/furtos e danos de equipamentos e/ou bicicletas ou por qualquer traumatismo e/ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes durante o treinamento ou competição;
2) É obrigação de cada atleta providenciar toda a comida e bebida que for consumir durante a competição. A título de apoio suplementar, a Organização poderá fornecer água potável para cada atleta inscrito, em postos de controle ao longo do percurso;
3) É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico (para assistência/cobertura financeira em caso de acidente). As equipes médicas que apoiam o evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para um hospital mais próximo. Todas as despesas hospitalares correrão por conta do acidentado, deverá solicitar nota fiscal e será reembolsado pelo seguro.
Zelar pela boa imagem do ciclismo olímpico e pela preservação da natureza não jogando lixo no percurso
Casos omissos serão julgados pela Direção de Prova e comissários responsáveis. A organização do evento se reserva no direito de alterar a data e local da realização das provas com 7 dias de antecedência, como qualquer outra clausula e/ou condições do presente regulamento com 24 horas de antecedência ficando ajustado que toda a divulgação de eventuais alterações serão feitas através do site oficial do evento www.cearaciclismodeestrada.blogspot.com OU https://www.facebook.com/events/1686530718302516/


Para dirimir qualquer duvida oriunda do presente, fica eleito o foro da comarca de Fortaleza, CE.

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